Translate

Posted by : Unknown June 10, 2011

Adeus a Albertina Sisulu.
Fonte da imagem: http://nelsonmandela.org
Ela era enfermeira. Lutou contra o Apartheid que nasceu em 1948 com o objetivo de segregação racial na África do Sul. O Partido Nacional era o que se mantinha no poder sucessivamente enquanto sustentava a proposta de separar as raças por cor. A minoria branca absorvia os direitos da maioria negra, de cor ou indianos.

Mandela e Albertina - Fonte da imagem: abcnews
Este regime odioso conseguiu perdurar por 46 anos e teve adversários à altura. Dentre eles, Nelson Mandela, Walter Sisulu e sua esposa Albertina Sisulu. Seu marido passou 25 anos na cadeia ao lado de Mandela. Neste tempo conseguiu persuadi-lo a ingressar no ANC, o partido que permanece no poder até hoje.

Fonte da imagem: nelsonmandela
Durante o tempo em que seu esposo esteve preso, Albertina sustentou os 5 filhos sozinha. Ela também ficou presa por meses, tendo saido de lá com poucos movimentos físicos.

Foi líder da Frente Democrática Unida, que fazia oposição ao Apartheid na década de 80, também foi líder da ala das mulheres da ANC.

Dentre suas frases mais marcantes que refletiam sobre sua própria vida, a "ABC Internacional" destacou:
"Ao longo dos anos me acostumei ao banimento e a prisão. Eu não me importo de ir para a prisão e eu tive que aprender a viver sem Walter. Mas quando os meus filhos foram para a cadeia, eu senti que o (opressores) estavam quebrando-me os joelhos. "
Albertina Sisulu faleceu no dia 02 de Junho de 2011 mas viveu para ver seus filhos no poder.

<iframe width="425" height="272" src="http://www.youtube.com/embed/50X8vFbXZMM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe> 

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Estatisticas

Searching this blog

Popular Post

Blog Archive

Facebook

Blog Humans by World Peoples

Send to a Friend

Share |

Support Us, Please?

Country Counter

Followers

BlogHumans NGO. Powered by Blogger.

- Copyright © Middle East Daily -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -