Translate

Posted by : Unknown May 08, 2012

O governo jordaniano negou qualquer relação dos exercícios militares em conjunto com os EUA e quase duas dezenas de países, com a crise na Síria, ainda assim os exercícios tem sido classificados por especialistas como "a maior operação militar de treinamento da história da Jordânia".

Comboio militar carregado com armamento pesado de artilharia e logística de Assalto.
"Snapshot"

Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 08 de Maio de 2012 - 09h18 GMT-3

"Coincidentemente" a manobra foi batizada de "Leão - Preparado", sendo que no mundo árabe, o "leão" representa Al-Assad, ao mesmo tempo que é o animal escolhido para representar a Jordânia. Assim como por exemplo, a Águia representa os EUA e o Urso polar, a Rússia.

Outra coisa que chama a atenção nestes exercícios que deram início neste mês de Maio, após reuniões entre autoridades do dois países há 2 meses, é que além de 7 países árabes (incluindo a Arábia Saudita), ainda estão a Grã-Bretanha e a França. A fonte é o site curdo "ciwanekurd", que citando autoridades jordanianas como dizendo que estes exercícios visam o "combate ao terrorismo bem como gestão de crises", negando qualquer relação com o "leão" vizinho.



Como importante a aliado dos EUA no Oriente Médio, a Jordânia recebe pelo menos US$ 300 Milhões de Dólares para ajuda militar, além de treinamentos e atualizações de logísticas que fazem parte do programa de ajuda para países aliados da América.

Erdogan

Enquanto isto a crise na Síria vai se estendendo para os demais países vizinhos. Na Turquia por exemplo, os acampamentos para refugiados sírios estão sendo atacados pelo exército do leão Bashar Al-Assad, deixando muitos mortos, desabrigados e mulheres estupradas entre 11 e 60 anos.

Ontem o primeiro-ministro Taiyp Erdogan demonstrou profundo esgotamento com a situação do povo sírio. O site "hurriyetdailynews" falou sobre o discurso de Erdogan nesta segunda-feira em Ljbljana, a capital eslovena. A fonte destacou a autoridade como dizendo:

 "É uma questão internacional, parar o drama humanitário e os assassinatos na Síria".

Segundo diversas fontes, Erdogan tem se mostrado bastante decepcionado com a atitude do regime sírio, apontando seu inteiro desinteresse em cumprir qualquer acordo assinado com a comunidade internacional. Mostrando-se ainda disposto a ver o fim imediato do massacre de civis na Síria, o primeiro-ministro da Turquia se pôs à disposição para agir com vigor contra o regime sírio, evocando uma reação imediata e organizada entre o Conselho de Segurança, a Liga Árabe e a Organização de Cooperação Islâmica.

Taiyp Erdogan lembrou que só nos acampamentos de seu país há pelo menos 25.000 refugiados sírios, mais de 100.000 refugiados sírios no Líbano e mais de 10.000 civis sírios mortos em 1 ano de repressão armada à oposição que luta contra a corrupção e ditadura no país. Em entrevista ao "Corriere della Sera" nesta segunda, Erdogan alertou:

"Temos sido muito pacientes com o problema na Síria até agora. Mas se o governo sírio continua a cometer os mesmos erros na fronteira [com a Turquia], então este será um problema ao abrigo do Capítulo 5 da NATO."... "Estou pronto para convencer a NATO para uma intervenção militar na Síria."

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Estatisticas

Searching this blog

Popular Post

Blog Archive

Facebook

Blog Humans by World Peoples

Send to a Friend

Share |

Support Us, Please?

Country Counter

Followers

BlogHumans NGO. Powered by Blogger.

- Copyright © Middle East Daily -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -