Translate

Posted by : Unknown July 07, 2012

A guerra na Síria tem chegado ao cúmulo de centenas de corpos de combatentes e civis em decomposição deixados nas ruas, sem que ninguém (nem mesmo parentes) consiga resgatá-los devido ao elevado risco mediante aos intensos bombardeios e tiroteios. O ar contaminado e vários sintomas encontrados nos muitos pacientes que foram atendidos nos hospitais de campanha alertam para um sério risco de pandemia no país.


Uma família das muitas que não possuem mais  gás de cozinha,
muito menos uma cozinha, ou mesmo uma casa. "Homs"
Rio de Janeiro, 07 de Julho de 2012 - 16h39 GMT-3

Kat Hanson, importante ativista que faz parte do "JIRABH" conversou com profissionais que atuam na área da saúde na Síria e obteve este feedback bastante preocupante. Médicos e moradores de diversos bairros ocupados pelo regime sírio com objetivo de expulsar os dissidentes que lutam para retirar Bashar Al-Assad do poder, alertam para o elevado número de corpos em decomposição nas ruas têm proporcionado a multiplicação de moscas de forma elevada.  Associado a isto o mau cheiro, ainda gatos e cães, entre outros seres vivos estão sendo atraídos para uma disputa por pedaços de carne humana podre, inclusive nas esquinas onde o lixo costuma ser depositado à espera de coleta. 

"Os médicos não descartaram a existência de um simulacro de peste nas cidades. Apelo aos organismos internacionais e organizações internacionais de saúde a intervir para avaliar o estado de saúde e tratamento de ar, água, solo e se livrar das moscas e cães e gatos, a fim de assegurar o nível mais baixo de saúde antes de entrar na cidade." alertou a ativista Kat Hanson

Casas derrubadas sobre as cabeças de seus habitantes
não são mais novidades na Síria. Muitos corpos deixados
para trás e a empresa de limpeza urbana diz não ter capacidade
para gerir tal crise. "Homsi"
A ativista disse ainda que moradores estão implorando a inserção de especialistas em epidemias para acompanhar o retorno dos moradores, bem como para fazer uma avaliação da saúde pública, e esterilização do ar, água e do solo.

Profissionais de saúde afirmaram que tem se agravado muito os casos de pacientes postos em isolamento para tratamento intensivo. De acordo com os médicos entrevistados, as doenças mais visíveis até o momento são:
  1. Piolhos
  2. Sarna
  3. Disenteria
  4. Sensibilidade
  5. Debilidade geral
  6. Febre
  7. Vômitos
Além destes sintomas, há outros mais diversificados que podem estar evidenciando o caso de uma pandemia, disseram os médicos preocupados.


Há muitas regiões sem água, gás de cozinha, energia elétrica, estradas cortadas e apesar de tantas outras necessidades, o bombardeio de suas casas é ainda um gritante agravante.

O ultimo relatório da ONU revelava que mais de 1,5 milhão de pessoas viviam até 23 de Junho em situação humanitária de grave risco. Para a Cruz Vermelha a situação não tem sido diferente. Atuando diretamente em contato com o conflito e a sociedade civil severamente afetada pela crise política armada.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Estatisticas

Searching this blog

Popular Post

Blog Archive

Facebook

Blog Humans by World Peoples

Send to a Friend

Share |

Support Us, Please?

Country Counter

Followers

BlogHumans NGO. Powered by Blogger.

- Copyright © Middle East Daily -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -